Ingredientes:
-2kg de filé de abrótea cortados em três ou quatro partes,sem espinhas
-1/2kg de batata cozida com casca, descascada e cortada emrodelas
-sal a gosto
-suco de 3 limões
-4 cebolas grandes cortadas em rodelas e soltas
-3 pimentões verdes sem as sementes cortados em rodelas
-1/2kg de tomates cortados em cubos
-2 xícaras de tempero verde (salsinha e cebolinha)
-200g de azeitonas pretas e verdes
-1 lata (200ml) de azeite de oliva
-6 ovos cozidos e cortados em rodelas
-ervas especiais para peixe
Modo de Preparo:
Temperar o peixe com sal, alho moído e limão deixando descansarpor 30 minutos. Num refratário, espalhar fileiras intercaladas depeixe e batatas até completar o fundo da forma. Polvilhar comervas.
Espalhar os demais ingredientes uniformemente nesta ordem:cebola, pimentão, tomate, azeitonas, ovos e o tempero verde. Novasalpicada de ervas. Regar com todo o azeite de oliva.
Cobrir com papel alumínio e levar ao forno quente por 40 minutos.É servido com arroz branco. Bebida: vinho branco
Dica:
Curto muito assumir o fogão em finais de semana,cozinhar para filhos, outros familiares e amigos.Este peixe dizem ser o nosso bacalhau, é só filé ede preço bem acessível.
Tive acesso à receita há muito tempo, uns dez anose, na primeira oportunidade em que o pessoal estavareunido resolvi fazer.
Até hoje, quando tem sarau, além da carne ou frango,tem que ter a “Abrótea ao forno” como opção depeixe, caso contrário a turma reclama. Por isto nãopoderia deixar de fazer a minha receita de peixe,alimento muito presente aqui em Florianópolis, fazerparte desta galeria da “Aninha”, esta pessoamaravilhosa que sabe como ninguém encher os olhos ea mente do nosso povo de esperança e de como levar avida.
Devia ser lei: todos os brasileiros têm que assistiro “Mais você” diariamente. Todos os dias apósassitir ao programa peço a Deus que a proteja, bemcomo os seus amigos lindos e inseparáveis: LouroJosé e Belinha.
Tempo de preparo: 40
min
Rendimento: 6 porções