Massa de pizza integral

  • abril 8, 2015
  • Curtidas

Ingredientes:
15g de fermento biológico fresco (1 tablete)

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1 colher (sopa) de sal

320 ml de água em temperatura ambiente

350g de farinha de trigo branca*

300g de farinha de trigo integral*

Molho de tomate (quanto bastar)

Cobertura de preferência

Modo de Preparo:
Preparo:

Em um bowl, misture o fermento biológico e o açúcar até dissolver. Quando isso acontecer, junte o azeite e o sal. Continue misturando com uma das mãos enquanto despeja os 320 ml de água. Aos poucos, acrescente a farinha e vá trabalhando a massa até que comece a soltar das mãos, o que deve levar uns 10 minutos. Depois disso, trabalhe a massa por mais 5 minutos, até que fique lisa.

Faça uma grande bola e deixe a massa descansar por duas horas no bowl, coberta por um pano de prato e em local abafado (pode ser dentro do forno desligado). Passado esse tempo, divida a massa em quatro bolas e deixe descansar por outras duas horas. Preaqueça o forno da temperatura mais alta possível. Se quiser pizzas médias, junte duas bolas de massa para formar um total de duas pizzas, caso contrário, use as quatro bolas que ficaram descansando.

Enfarinhe uma superfície plana e fria (de preferência, mármore) e abra a massa com um rolo de macarrão, use as mãos para terminar de moldar, se necessário. Com as pontas dos dedos, afofe os cantos dos discos de pizza, de forma que as bordas fiquem mais altas. Ponha cada disco em um tabuleiro e asse em duas etapas. Leve somente a massa ao forno por até 10 minutos, retire do forno assim que perder o aspecto de crua .

Se quiser congelar os discos para usar em outra ocasião, deixe que esfriem, coloque em um saco plástico bem fechado e leve ao freezer. * Caso contrário, após pré-assar, passe molho de tomate nos discos com a ajuda de uma colher e acrescente a cobertura desejada. Leve ao forno por mais 10 minutos ou o suficiente para derreter bem o queijo.

Dica:
*Dependendo da qualidade das farinhas, é possível que a quantidade necessária desse ingrediente seja um pouco menor. Fique atento para não deixar a massa seca demais. Use apenas a quantidade necessária para que desgrude das mãos.

*Para utilizar a massa congelada, retire do freezer 1 hora antes de assar ou o tempo necessário para o total descongelamento.

Tempo de preparo: 4h40

Rendimento: 2 pizzas médias tipo pan

Categorias de Artigos:
Massas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Também ..

Receitinha Menu

Receba grátis receitas no seu e-mail.

Cadastre seu e-mail para receber receitas.