Ingredientes:
-1/2 kg de feijão preto
-1 pedaço d(+ou- 150g)
-3 folhas de couve-mineira
-1/3 de espinafre ou agrião
-1 beterraba
-1 jiló
-1 inhame pequeno
-1 berinjela pequena
-água para o cozimento
-alho e cebola para temperar
Modo de Preparo:
Lave bem o feijão e leve para cozinhar com os legumes e asverduras lavadas e descascadas, porém inteiras. Coloque a carneseca lavada, porém não escaldada, para que o próprio sal da carnedê gosto ao feijão e roube o gosto dos legumes e das verduras.
Deixe cozinhar por 50 minutos em panela de pressão e após ocozimento, deixe a pressão sair, abra a panela, retire os legumese as verduras e bata-os no liquidificador com o caldo do feijão.
Em seguida, depois de liquidificado, devolva-os para a panela como restante do feijão e tempere com alho e cebola. Deixe ferver umpouco para pegar o gosto do tempero e está pronto.
Dica:
Aqui em casa é uma grande dificuldade fazer com quemeus filhos (Letícia-13 anos e João Paulo-9 anos)comam verduras e legumes. Moral da história: de vezem quando apareciam com anêmia.
Daí, fui à luta contra a má alimentação e recorri avelha e eficaz instrução médica para sopinhas debebê: usar um legume verde, um vermelho e um brancoe por minha conta a couve-mineira(rica em ferro) euma outra verdura verde escura.
Claro, que na receita aqui ao lado tive que passarcomo ingredientes aquilo que eu acho maisimportante, mas o legal deste feijão é fazê-losempre com combinações de verduras legumesdiferentes, tendo como base sempre a couve-mineira ea beterraba.
Aí veio o problema: o gosto do feijão! Foi então queresolvi colocar um bom pedaço de carne seca semescaldar para que o próprio sal da carne e seu gostoforte acabariam por roubar o gosto dos legumes e dasverduras. N
ão contei nada nem para meu marido, esperando seeles iriam reparar a diferença. Maravilha! Ninguémpercebeu nada! Sabem o que aconteceu? Nunca maisninguém aqui de casa teve problemas de anemia,Graças á Deus!
A todos que eu ensino, o resultado é sempre umsucesso! Ainda que a família coma de tudo, sempre ébom dar uma turbinada no feijão, pois desta forma,um simples “arroz, feijão, bife e batatas-fritas” ouaté “arroz, feijão e ovo”, transformá-se numa grandefonte de vitaminas e proteínas. Principalmente paraquem não se alimenta em casa durante o dia e quasesempre é refém de uma alimentação inadequada, saberque ao menos no jantar estará repondo o que oorganismo precisa é um sossego! Quero muito ver estareceita ajudando a várias mães que como eu lutampara dar uma boa alimentação á sua família!!!!! Umgrande abraço!!! Fique com Deus!
Tempo de preparo: 1h10min
Rendimento: 10 porções