Ingredientes:
-1 quilo e meio de mandioca
-500 gramas de bacalhau sem espinhas e pele
-1 quilo de camarão médio, limpo e sem casca
-3 alhos porós inteiros (somente os talos) picadosfinamente
-6 dentes de alho grandes, picados finamente
-2 latas de tomates pelados em molho
-2 tabletes de caldo de camarão
-300 gramas de queijo mussarela ralado
-300 gramas de queijo parmesão ralado
-manteiga
-leite
-azeite de oliva extra virgem
-sal
-pimenta do reino branca moída
Modo de Preparo:
De véspera, deixe o bacalhau de molho em água potável, trocando-apelo menos 6 vezes. No dia seguinte, cozinhe a mandioca junto comos 2 tabletes de caldo de camarão em panela de pressão.
Abaixe o fogo logo após começar a “apitar” cozinhando por cercade 20 minutos. Desligue o fogo e aguarde para poder abrir atampa, sem enfriamento forçado em água corrente ou gelo.
Cozinhe o bacalhau em água potável e desfie grosseiramente emlascas pequenas. Numa frigideira antiaderente, coloque um poucode azeite e frite levemente o alho, em fogo baixo e sem queimar.
Adicione os camarões previamente lavados e escorridos e játemperados com sal e pimenta do reino, com mais um pouco deazeite, e vá mexendo levemente.
Se juntar muito líquido, retire com uma concha e reserve.
Adicione o bacalhau desfiado e o alho poró fatiado, mexendo devez em quando.
Junte somente os tomates pelados que estavam na lata, fatiando-ospreviamente grosseiramente.
Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando para não grudar nafrigideira, em fogo médio. Acrescente mais um pouco do caldo quevoce retirou quando fritava o camarão, se achar que está muitoseco. Experimente e corrija o sal se necessário.
Não pode o conjunto ficar muito liquido e sim encorpado.Reserve.
Retire a mandioca da panela o suficiente para fazer uma primeiracamada num refratário retangular grande.
Amasse a mandioca junto com um pouco de manteiga e leite morno esal a gosto se achar necessário. Forre uma retratário grande eretangular com essa massa e por cima esparrame uma fina camada domolho de camarão e bacalhau.
Espalhe sobre o molho os queijos ralados misturados. Acrescenteazeite de oliva por cima. Repita outra camada de mandioca e porcima, novamente o camarão com bacalhau e os queijos, regandofinalmente com azeite.
Cubra com papel alumíno, fazendo alguns furos com a faca no mesmopara o vapor poder saír. Coloque no forno em temperaturabaixa/média até derreter os queijos.
Dica:
Tempo de preparo:
Rendimento: 6 porções