Ingredientes:
-1 xícara de milharina pré-cozida
-1/2 kg de peito de frango
-500g de couve manteiga picada fininha
-100g de bacon cortado fininho
-1 lingüiça calabresa defumada light
-1 cebola média
-5 dentes de alho picado
-2 tabletes de caldo de galinha caipira
-1 colher de cheiro verde picado
-1 colher de salsinha picada
-sal a gosto
-mix de pimenta rosa, branca e do reino a gosto
1 l 1/2 litro de água fervente
Modo de Preparo:
Corte o peito de frango em cubos pequenos, tempere com sal epimenta a gosto e reserve para o tempero penetrar.
Enquanto isso, prepare no microondas o bacon e a lingüiçacalabresa de um modo light:
forre uma travessa de vidro com três folhas de papel toalha,coloque o bacon cortado em pedaços fininhos e a calabresa cortadaem rodelas finas.
Em seguida, forre com mais três folhas de papel toalha e leve aomicroondas em potência máxima por 1 minuto de um lado e depoispor 1 minuto do outro lado dos alimentos. Lembre-se que cadamicroondas tem potência diferente, por isso fique atenta para nãoqueimar.
Coloque em uma panela grande e alta a cebola cortada em rodelasfinas. Ligue o fogo alto e deixe começar a dourar, sem colocaróleo, manteiga ou azeite. Coloque o frango na panela com acebola. Mexa sempre para não queimar, pois não vai óleo nopreparo.
Esta é a hora de colocar a água para ferver e nela colocar osdois tabletes de caldo de galinha caipira. Quando o frangocomeçar a dourar, coloque o alho e a couve. Deixe refogar bem.Acrescente o bacon e a lingüiça calabresa.
Prepare uma xícara de milharina e coloque-a, aos poucos, namistura de frango e couve, enquanto acrescenta a áqua fervente.Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo sempre para nãogrudar na panela.
Dica:
Essa receita é uma tradição de família. Na verdade,o seu preparo original era feito com comida depassarinho. Quando meus avós vieram para aconstrução de Brasília, não existiam muitosalimentos disponíveis, então era a hora de cozinharcom o que havia.
A tradição passou para mim, que evitando o ganhocalórico dessa maravilha da culinária mineira,resolvi tirar uma fritura daqui, outra dali.Supimpa!! Que canjiquinha gostosa!!! Sempre façopara amigos. Também podemos trocar o frango porlombinho de porco. Fica ótimo!!
Queridos amigos que queiram fazer essa receita emcasa, não se esqueçam que a milharina retém muitolíquido e que no cozimento costuma espirrar parafora da panela. Lembre-se de colocar água quandonecessário e corrigir o sal, caso queira. Um abraço,Karol.
Tempo de preparo: 30
min
Rendimento: 4 porções