Bacalhoada Diferente

  • outubro 28, 2013
  • Curtidas

Ingredientes:
-1kg de bacalhau
-1kg de batata holandesa
-1 cabeça de alho grande
-1 maço pequeno de salsinha
-1 xícara de chá mal cheia de azeite virgem
-1 colher de café de glutamato monosódico
-5 ovos inteiros
-1 pacote de 100 gramas de queijo ralado
-1 lata de creme de leite com soro

Modo de Preparo:
Tire o sal do bacalhau, deixando de molho na geladeira de um diapara o outro, trocando a água por quatro vezes no mínimo e sendosempre água gelada.

Após feito isso, leve-o para aferventar durante aproximadamente10 minutos aproximadamente após ter iniciado a fervura, feitoisso tire a pele e as barbatanas, restando sómente a carne dobacalhau, então separe o em lascas e reserve.

Aproveitando a água do cozimento do bacalhau, cozinhe as batatascortadas em rodelas não muito finas já descascadas, deixe ascozinhar num ponto em que elas fiquem macias, porém firmes, semesmagá-las e reserve.

Em uma caçarola pequena, coloque o azeite, o alho devidamentecortado miudinho na tábua ou se preferir passado pelo expremedor,leve ao fogo até dourar levemente o alho , apague o fogo eacrescente em seguida o cheiro verde bem picadinho e o glutamato,mexa bem para misturar e reserve.

Vamos para a montagem: pegue um refratário retangular de tamanhomédio e coloque na seguinte ordem as camadas, depois espalhe umpouco do molho de alho, sobre o molho espalhe as batatas cozidas,sobre as batatas espalhe o bacalhau desfiado e por ultimo coloqueo restante do molho de alho.

Feito isso reserve e coloque no liquidificador 5 ovos inteiros, 1lata de creme de leite com soro. Bata por 2 minutos e a seguircoloque o queijo ralado e ai bata por mais 1 minutos só praincorporar.

Feito isso coloque essa mistura sobre o bacalhau do refratário deforma uniforme e leve ao forno médio para assar. Quando estiverdourado já estará no ponto de ir para a mesa.

Dica:
Na minha casa meu marido como filho de portugues éfissurado em bacalhau, porém o danado é caro o anointeiro não é sempre que se pode fazer. No entantoele sempre convida o pai dele para almoçar conoscoquando compra, pois o pai também aprecia muito.

Acontece que eu gosto de variar receita e de inovar,pois penso que cozinhar é uma arte e me considerouma artista pois estou sempre criando, e fiqueitrocando idéias a respeito de se fazer bacalhoada ecaia sempre numa mesmice, legumes, couve tronxa,batata, azeite, cebola cozida, bacalhau é claro.

Cansei, foi quando fiz o teste de colocar apenasazeite, alho, salsinha, batatas, ovos, creme deleite e queijo ralado e claro o bacalhau em lascas erendia muito mais.

Quando se está fazendo essa bacalhoada os vizinhossentem o cheiro em suas casas, pois é muito cheirosoesse prato, e para seu acompanhamento um arrozbranco bem feito ou se preferir um arroz a grega.

Tempo de preparo: 1h45min

Rendimento: 6 porções

Categorias de Artigos:
Peixes e Frutos do Mar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Também ..