Pão Estrela

  • outubro 28, 2013
  • Curtidas

Ingredientes:
1 xicara de leite
50 gramas de fermento pra pão
4 colheres de sopa de açucar
3 colheres de sopa de óleo
1 pitada de sal
3 gemas
3 claras em neve
+ ou – 500g de farinha de trigo

150g de margarina
6 colheres de sopa de açucar

calda
1 xicara de leite
1 xicara de açucar
gostas de baunilha

mando essa receita por que ela tem uma história muitobacana: vou tentar resumir :
meu nome é Fernanda Paes e sempre faço esse pão ensinadopor minha mãe que aprendeu essa receita e por ser muitogostoso,numa fase dificil de nossa vida, eu ainda bebê,minha mãe fazia esse pão a noite pra vender no dia seguintepois de dia ela era manicure . sendo que nos dias frios elacontava que colocava os pães em cima da televisão quenaquela época esquentava bastante e assim o pão crescia maisrápido e ela podia descansar os assando mais rápido já que as encomendas era muitas e ela sempre dizia que esse pão ajudou muito o nosso sustento, ela era separada com 3 filhaspra criar e tinha que trabalhar pra nos sustentar sozinha.Ela não está mais aqui, mas foi uma mulher guerreira comsede de vencer e depois de passar por muitos percausos e ter grandes conquistas trabalhou em muitas coisas oultimo trabalho dela foi como escrivã de um Cartório aqui naminha cidade..nesse ultimo trabalho ela foi muito felizz,conheceu o grande amor da vida dela mas o câncer interrompeu esse lindo exemplo de mulher a levando com 54anos. minha mãe foi tudo na minha vida.. foi pai foi mãe,,foi amiga..foi irmã foi forte foi humama … e hojetodos que a conheceram dizem que mulher igual a ela aindanão viram ..sempre que faço e esse pão penso muitonela,lembro das pessoas no natal pedindo a receita .. e hojeamigas me pedem a receita nessa época pra fazerem no natal que que a gente costuma substituir o panetone com ele…fica lindo na mesa .

gostaria só de dizer que o nome da minha mãe era Maria deLourdes conhecida como Lola e que ela foi muito especialpros amigos e pra familia.

Vamos lá no modo de preparar
é uma receita simples com ingredientes simples onde se achaem qualquer lugar do Brasil e é de um sabor delicadissimo.ainda não vi em nenhum programa de televisão receita igual aessa.

Modo de Preparo:
a bolinha subindo
divida a massa em 4 partes e abra com um rolo mais ou menos 3540 cm comprimento e 15 de largura,
passe 1 parte das 4 do creme de margarina com açucar e enroleigual rocambole. corte em 6 pedaços no tamanho de 4 dedos da mãojuntos,observando que tem que ser 6 pedaços.

repita o processo com uma outra parte da massa. e coloque 12pedaços deeses mini rocanboles de pão na forma de buraco no meiountada e enfarinhada em posições contrarias um rolinho viradopra dentro da forma e outro virado pra fora da forma até fecharcom 12 pedaços. a receita é pra 2 pães

faça o processo com as outras 2 partes e preencha a outraforma.

deixe descansar até dobrar de volume… coloque no forno preaquecido 180graus até ficar dourado.

calda

junte o leite e o açucar e deixe ferver até ficar bem fininha ebrilhosa sem precisar ficar muito tempo no fogo..uns 6 minutosfervendo já está bom. desligue o fogo e junte baunilha agosto.

jogue essa calda em cima dos 2 pães assados .. deixe esfriar e osucesso é garantido.
ele fica molhadinho embaixo. fica delicado demais.. façam e valeapena!

Dica:
Colocar a farinha delicadamente pra não perder aleveza da clara em neve

Tempo de preparo: 2h00min

Rendimento: 10 porções

Categorias de Artigos:
Pães e Salgadinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Também ..

Receitinha Menu

Receba grátis receitas no seu e-mail.

Cadastre seu e-mail para receber receitas.