Bolo Trufado Crocante Com Morango

  • outubro 28, 2013
  • Curtidas

Ingredientes:
Massa:

-2 1/2 xícaras de farinha de trigo
-2 1/2 xícaras de açúcar
-6 ovos
-1 xícara de água fervendo
-3/4 de xícara de achocolatado
-1 xícara de creme de leite (opcional)
-1 colher (sopa) de fermento

Recheio 1:

-1 lata de leite condensado
-1 lata de leite de vaca
-2 gemas
-2 colheres (sopa) cheias de amido de milho
-1 lata de creme de leite sem soro
-3 ou 4 caixas de morangos

Recheio 2:

-500ml de creme de leite pasteurizado
-1 barra (180g) de chocolate ao leite
-1 barra (180g) de chocolate meio amargo

Cobertura:

-1 barra de chocolate meio amargo
-1 lata de creme de leite sem soro
-1 lata de doce de leite
-chocolate ao leite para ralar

Modo de Preparo:
Massa:

Bata as claras em neve, reserve, bata bem as gemas com o açúcar,adicione a água fervendo e deixe fazer espuma. Aos poucos,coloque a farinha, depois o achocolatado e por último, ponha ofermento.

Bata só mais um pouquinho e em seguida, misture com as clarasbatidas em neve, devagar com uma colher ou fuê, ponha para assarem forma untada número 3.

Recheio 1:

Misture todos os ingredientes, menos o creme de leite, numapanela, mexa bem até dissolver completamente o amido de milho,acenda o fogo e vá mexendo até engrossar.

Vai virar um mingau, desligue e acrescente o creme de leite ereserve. Lave e pique os morangos em 4 ou mais conforme otamanho, não misture ainda.

Recheio 2:

Bater o creme de leite (batedeira), com 1 colher de açúcar, atévirar chantilly, pique as 2 barras de chocolate em quadradinhos,misture o chantilly com o chocolate picado e reserve.

Cobertura:

Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria, coloque depois ocreme de leite e o doce de leite e bata com a batedeira e reservena geladeira.

Montagem do bolo:

São necessárias 2 massas. Tire as massas das formas, corte uma aomeio e coloque no prato do bolo e umedeça com leite eachocolatado (não muito molhado, nem muito seco).

Coloque então o recheio 2, espalhando bem, cubra com a outrametade, umedeça mais um pouco, ponha o recheio 1, espalhe bem omingau e depois os morangos picados.

Então, corte a 2ª massa ao meio, pode ser uma mais grossa que aoutra, pois só uma metade será usada, coloque a melhor parte porcima do recheio de morangos.

Umideça mais um pouco, aperte de leve o bolo recheado, passe asmãos nas laterais tirando o excesso de recheio, se for necessárioacerte a altura do bolo com morangos, e/ou pedaços da outrametade da massa que não foi usada.

Pegue a cobertura e espalhe sobre o bolo com um pão duro, ouespátula de cortar bolo, em seguida limpe as laterais do pratocom papel toalha e coloque chocolate ao leite ralado por cimapara enfeitar .

Dica:
Eu faço este bolo com amor. A primeira vez que fizfoi num aniversário do meu avô, todo mundo gostou eeu fui me aperfeiçoando, isso já faz mais ou menosuns 10 anos.

As minhas amigas esperam chegar aniversário dealguém daqui de casa pra comer o bolo. Eu faço praelas também, elas me dão os ingredientes e eu nãocobro. Como minha cidade é pequena, eu posso dizerque o bolo é até um pouco “famoso”. Meus filhosdizem que o bolo só fica bom quando sou eu que faço.

Eu não coloco nenhum tipo de bebida alcóolica, nemessência de baunilha ou outra qualquer, faço tudocom ingredientes de qualidade e às vezes, o dinheirotá curto e compro os mais baratos e o gosto ficasempre igual, bom meeeesmo!

Tempo de preparo: 4h00min

Rendimento: + de 10 porções

Categorias de Artigos:
Bolos e Tortas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Também ..