Cuscuz Sertanejo Amanteigado

  • outubro 28, 2013
  • Curtidas

Ingredientes:
Para o cuzcuz:

-2 xícaras de farinha de milho flocada (própria paracuscuz)
-1 xícara de água fria
-4 colheres (sopa) de açúcar
-1/2 colher (chá) de sal
-1 colher (chá) de erva-doce (ou a gosto)
-1 colher (chá) de canela em pó (ou a gosto)
-2 colheres (sopa) de coco ralado (melhor se fresco)

Para o molho:

-3 colheres (sopa) de “manteiga da terra” (manteiga degarrafa)
-3 colheres (sopa) de nata (fresca ou azeda)
-3 colheres (sopa) de margarina

Modo de Preparo:
Fazendo o cuzcuz:

comece incorporando os ingredientes secos, depois o coco e aágua. Misture bem com uma colher ou com as mãos. Deixe hidratandopor cerca de 10 minutos. Após o tempo de hidratação, coloque umpouco na palma da mão e aperte. O ideal é que ela resulte em umafarofa bem úmida e solta, nem seca ao toque, nem soltando água seamassada nas mãos.

Ponha a farofa em uma panela de cozimento a vapor, ou caso tenha,uma cuscuzeira, com água no fundo o suficiente para permanecerpelo menos 10 minutos. Não esqueça de apertar um pouco a massapara que ela fique mais firme e unida ao sair, mas não muito.

Quando sentir o cheirinho perfumando a casa, destampe a panela,com o toque dos dedos. Veja se já está bem cozido. Se estiver,desligue o fogo e mantenha a panela tampada para não ressacar seucuzcuz, até que a próxima etapa esteja pronta.

Fazendo o molho:

utilize porções generosas de manteiga, nata e margarina, em mesmaproporção, resultando em cerca de uma xícara de molho final.Depois misture tudo e derreta em microondas ou banho maria. Casoutilize nata fresca e queira balancear ainda mais os sabores,adicione uma colher de sopa de requeijão cremoso ou “creamcheese”.

Montando o prato:

este passo é bem simples. Basta retirar o cuzcuz da panela(sugiro primeiro parti-lo em dois com uma faca e retirar cadametade com cuidado, para não quebrá-la). Coloque em um prato parabolos ou refratário. Agora parta cada metade em faixas com cercade 2cm de espessura, depois ao meio, resultando em blocosindividuais (porções).

Deite os blocos, regue com o molho, vire-os e regue-os novamente.O molho é parte fundamental no resultado final, a fim de manter aumidade do prato, equilibrar sabores e dar aquele gostinhoespecial.

Dica:
Dica: Fazer com carinho.

Esta é uma receita fácil, antiga, cheia de históriae, como tudo feito por nossas avós antigamente,encanta a quem prova.

Tempo de preparo: 30
min

Rendimento: 4 porções

Categorias de Artigos:
Acompanhamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Também ..