Ingredientes:
-800g de carne seca dessalgada, cozida e desfiadagrosseiramente
-400g de abóbora (moranga, girimum ou cabeçuda)
-300g de queijo coalho
-4 medidas de arroz
-água que cozinnhou a carne seca
-1 caldo de carne seca dissolvido na água
-1 cebola média picada
-2 dentes de alho amassados
-2 tomates sem pele, sementes e picados
Modo de Preparo:
Em uma caçarola, de preferência de ferro ou barro, coloque um fiode óleo e na sequência, coloqueo a cebola, o alho e doure.Coloque o tomate e em seguida, a abóbora cortada em cubos ecolocando o caldo, aos poucos.
Quando sentir que a abóbora está pré-cozida, coloque a arroz, acarne seca e cubra com o restante do caldo. Quando estiver quaseseco, coloque o queijo coalho cortado em cubos. Misture bem.Confira o sal. Ele deve ser servido bem úmido e quente.
Dica:
O arroz carreteiro na culinária brasileira é famoso,e tem diferenças do norte ao sul. Meu cunhado égaucho é faz com carne (sobra de churrasco). Tenhoum amigo nortista que faz com a carne seca.
O meu apareceu quase sem querer. Comprei a abóborapara fazer quibebe (abóbora refogada com costelinhade porco e bastante alho). Comprei carne secadessalguei, cozinhei e guardei na geladeira parafazer escondidinho.
Dias despois, ao abrir a geladeira descobri aabóbora querendo passar do ponto, mas a costelinhaestava congelada. Então pintou a idéia de fazer oquibebe com a carne seca. E já estava em andamentoquando meu filho sentiu o cheiro e foi descobrir oque estava saindo e deu a idéia de já misturar oarroz.
Abóbora, carne seca e o arroz, aí pintou a idéia doqueijo coalho. Conclusão, perdi a conta de quantasvezes fiz e tantas quantas receitas já distribuí.Todos qu experimentaram questionam porque nãoenviar. Então criei coragem e aí está.
Tempo de preparo: 45
min
Rendimento: 5 porções