Ingredientes:
-2 copos de água
-2 copos de feijão verde
-3 caroços de piquí
-2 colheres de óleo
-sal a gosto
-250g de arroz
-200g de queijo de coalho (em cubinhos)
-1 litro de leite
-cheiro verde (cebolinha e coentro picadinho)
-1 calebressa (em cubinhos)
-200g de bacon (em cubinhos)
Modo de Preparo:
Colocar em uma panela média, 2 copos de agua, leva ao fogo eacrescentar o feijão, os caroços de piquí, o óleo e sal. Após 5minutos, acrescentar o arroz e mexer.
Observar se a água está secando para ir acrescentado o leite, aospoucos. Quando o arroz estiver próximo do cozimento, acrescentaro queijo em cubinhos e o cheiro-verde picadinho.
Ir acrescentando sempre mais leite até o cozimento total. Apagaro fogo e deixar a panela bem fechada até a hora de servir quente. Em uma frigideira, torrar o baicon e a calabressa e colocarsobre o baião molhado.
Dica:
É comum em nossa região (sul do Ceará) comer o baiãode dois. Não sou uma boa cozinheira, mais de vez emquando dou umas mexidas e invento algo na culináriada casa. Meu esposo e os garotos adoram esse prato.
Então nos finais de semana quando em reunião comfamiliares e amigas, todos defedem o baião que cadaum sabe fazer. Acredito e dou fé no meu.
Tenho certeza que o galã José Wilker que é da nossacidade iria aprovar com nota 10 e o grande cantorsertanejo zezé de camargo tambem, pois uso o piquí,que tanto ele gosta. Estenda este convite a eles.
Tenho fé no meu padrinho cicero que a equipe do maisvoce irá me encontrar. sou Terezafarmacêutica-bioquímica e psicóloga, e há 47 anosvivo neste paraiso cheia de amor e alegria. atébreve, beijos.
Tempo de preparo: 30
min
Rendimento: 6 porções