Pão Da Guerra

  • outubro 28, 2013
  • Curtidas

Ingredientes:
Fermento de maçã:

-200ml de leite
-200ml de iogurte natural desnatado
-1 maçã (verde ou fuji) moída
-2 xícaras de farinha de trigo

Para a massa:

-1 quilo de farinha de trigo de boa qualidade
-1 xícara de farinha de trigo integral ou centeio
-1 xícara de semolina de grano duro
-20g de sal
-1 colher (sopa) de fermento biológico instantâneo
-600ml de água gelada (pode ir mais)
-1 receita do fermento de maçã

Modo de Preparo:
Preparo do fermento:

Em um recipiente de plástico cerâmica ou vidro com tampa e grandeestilo pote de biscoitos. Misturar o leite, o iogurte e o sumo damaçã moída. Misturar bem e deixa repousar por 24 horas em localescuro com a tampa entreaberta.

Depois adicionar a farinha e misturar bem sempre com uma colherde pau limpa.
Repousar por mais 72 horas com a tampa do vidro entreaberta,mexendo a mistura 2 vezes ao dia. O fermento deve estar maisliquido borbulhante e com odor de bebida alcoólica.

Se estiver com odor de podre ou com manchas é porque pegoufungo.

Massa:

Misturar todos os secos bem. Adicionar o fermento de maçã e aágua super gelada sovar até começar dar liga. Depois sovar em umplano de trabalho (granito ou mármore) que também esteja frio. Esovar por 20 a 25 minutos sem parar.

A massa deve pegar nas mãos. Deixar fermentar em superfícieenfarinhada e coberto com pano úmido por 90 minutos.

Após esse período, sovar novamente por mais 10 minutos e bolear amassa no tamanho dos pães que deseja e deixar descansar por 30minutos. Por fim, modelar os pães a gosto (boleado ou baguete)repousar nas assadeiras enfarinhadas somente, por mais 60 a 90minutos.

Antes de ir ao forno, fazer cortes na superfície dos pães paraque não rachem e fiquem feios. Assar em forno pré aquecido a250ºC com vapor por 30 minutos.

Dica:
Dica: Para assar com vapor, despeje no “chão” doforno uma forma de pedras de gelo bem na hora decolocar os pães e feche o forno rapidamente e nãoabra por no minimo 25 minutos para que o vapor nãoescape todo. O forno deve estar bem quente antes decolocar os pães. Se possivel, sovar a massa em pedrafria. Colocar sacos de gelo 1 hora antes de sovar opão na pedra de trabalho para que fique bem gelada.

Esse pão é uma receita antiquíssima que eu achei eaperfeiçoei, do tempo das guerras entre França einglaterra e descobri também que uma receita muitosimilar a essa era usada para fazer pães na primeiraGuerra Mundial para alimentar os soldados. Esse pãoleva um pouco de tempo para ser elaborado, mas temum sabor inigualável. Além de ser um alimentosaudavel pois não vai gordura. Esse pão é o”verdadeiro” pão rústico que tanto falam.

Tempo de preparo: 5h00min

Rendimento: 4 porções

Categorias de Artigos:
Pães e Salgadinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Também ..