Tortéis Enrolado Da Nona

  • outubro 28, 2013
  • Curtidas

Ingredientes:
Massa:

-4 ovos inteiros
-1 pitada de sal
-1 colher de chá de óleo
-farinha suficiente para dar o ponto de abrir a massa

Recheio:

-1 moranga cozida sem casca e esmagada
-200g de queijo ralado
-nós noscada a gosto
-canela em pó a gosto
-açúcar suficiente para sentir o paladar meio adocicado
-1 pitada de sal

Molho:

-1kg de carne de frango desossada e picadinha
-1 cebola grande picada bem fina
-1 dente de alho
-1 galho de sábia inteiro sem picar
-manjericão e cebolinha verde picado a gosto
-500ml caldo de galinha
-3 colheres de extrato de tomate ou molho de tomate
-sal a gosto
-pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:
Recheio:

cortar a moranga em pedaços grandes cozinhando-a com água,somente no fundo da panela, sem cobrir as morangas, para ver oponto de cozimento. Usar o garfo. Deixar esfriar, raspar dacasca, colocar em um refratário, juntamente com o queijo ralado,nós noscada, canela em pó, pitada de sal e o açúcar em quantidadesuficiente para dar um leve adocicado. Misturar bem osingredientes, e reservar.

Massa:

misturar todos os ingredientes, até dar o ponto de passar nocilindro ou abrir com o rolo.

Molho:

na panela com óleo coloque a cebola picada e o alho e deixedourar. Seguidamente colocando a cebolinha verde e o manjericãopicado juntamente com o galho de sábia e a carne picada, deixandodourar todos os ingredientes. Após coloque o extrato de tomate,deixe por alguns minutos e junte o caldo de galinha, senecessário colocar sal a gosto, deixar engrossar o molho.

Abrir a massa, redonda ou quadrada conforme o meio usado paraabri-la, espalhar o recheio sobre a massa aberta, enrolardelicadamente toda a massa dando a forma de um rocambole.

Pegar esse rocambole formado com a massa e enrolar em toalhasbrancas, amarrando as pontas e enlaçando o embrulho, levar a fogoem uma panela grande com água fervente por mais ou menos 35minutos.

Após o cozimento retirar o embrulho da panela, cortar os fiosusados para enlaçar, retirar as toalhas, cortando o rocambolefeito com a massa e o recheio em fatias não muito largas eiguais, colocar em um refratário polvilhar com queijo e colocar omolho de forma abundante.

Seguir essa ordem até todos os pedaços estarem no refratário emcamadas, e sobre as camadas o restante do molho com bastantequeijo. Servir logo em seguida ao preparo.

Dica:
Servir com saldada verde temperada com salame oubacon.
obs: se não ocupadas todas as fatias de tortéi o quesobra pode ser congelado sem o molho.

história da receita:

conheci esta receita quando namorava meu atualesposo isto há 27 anos, quando minha falecida sograpreparava para mim para me agradar nos dias em quevinha visitá-la. Desde então aprendi a receitamantendo-a até hoje, sendo que não uso a receita dotortéi tradicional pois todos aqui em casa preferemessa massa!

Tempo de preparo:

Rendimento: 9 porções

Categorias de Artigos:
Massas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Também ..