Ingredientes:
Massa:
-3 xícaras (chá) de farinha de trigo
-1 xícara (café) de óleo de soja
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-1 xícara (chá) de leite morno
-1 colher (chá) de sal
Recheio:
-2 colheres (sopa) de óleo
-1 cebola bem picadinha ou ralada
-1 ou 2 pés de escarola
-2 latas de sardinha
-1 lata de ervilhas
-azeitonas
-3 ovos cozidos
-1 colher (chá) de amido de milho
-1 xícara (chá) de leite
-sal a gosto
Para pincelar:
-1 gema de ovo
-1 colher (chá) de óleo de soja ou azeite de oliva
Modo de Preparo:
Amasse todos os ingredientes da massa e forre uma forma depreferência de fundo removível. Reserve um pouco de massa paracobrir a torta.
Recheio: frite a cebola no óleo e refogue a escarola. Quandosecar quase toda a água, acrescente o amido de milho e o leite.Deixe engrossar e adicione os outros ingredientes do recheio.
Despeje o recheio na forma com a massa ainda crua, cubra-a com orestante da massa. Pincele e leve para assar por aproximadamente30 minutos ou até que esteja dourada. Sirva morna ou fria.
Dica:
Minha mãe conseguiu esta receita em 1985, quandoestava internada no Hospital das Clínicas em SãoPaulo. De lá pra cá, esta torta nos acompanha emmomentos maravilhosos, quando a família está reunidae em meio a brincadeiras, um se propõe a fazer amassa, enquanto outro faz o recheio.
Trata-se de uma torta saudável e deliciosa aqualquer hora do dia. Espere esfriar um pouco para orecheio ficar cremoso. O difícil é esperar elaesfriar…
Ah, a massa é tão prática que eu a utilizo mesmoquando o recheio é de frango, carne moída, queijo epresunto com sobras de legumes, etc.
Tempo de preparo: 1h40min
Rendimento: 8 porções