Fideuá De Frango

  • outubro 28, 2013
  • Curtidas

Ingredientes:
– 6 colheres (sopa) de azeite
– 1 kg de frango cortado à passarinho temperado a gosto

– 4 dentes de alho picados
– 2 cebolas grandes picadas
– 1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado
– 1 pimenta dedo de moça sem semente picada
– 1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó)
– 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
– 1 1/2 litros de caldo de frango (2 tabletes de caldo defrango dissolvido em 1/2 litros de água)
– 300 g de macarrão cabelinho de anjo frito ( na frigideiracom um fio de azeite)
– sal a gosto

– 1/2 xícara (chá) de ervilha fresca
– tiras de pimentão (verde e vermelho) para decorar
– 10 unidades de azeitona preta
– 6 ovos de codorna
– salsinha picada a gosto

Fideuá de frutos do mar:
– 6 colheres (sopa) de azeite
– 300 g de camarões limpos temperados a gosto
– 300 g de anel de lula com seus tentáculos temperados agosto

– 4 dentes de alho picados
– 2 cebolas grandes picadas
– 1 pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picado
– 1 pimenta dedo de moça sem semente picada
– 1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão em pó)
– 300 g de mexilhões
– 300 g de filé de peixe de carne firme (cação, namorado)
– 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco

– 1 1/2 litros de caldo de peixe (2 tabletes de caldo defrango dissolvido em 1 1/2 litros de água)
– 300 g de macarrão cabelinho de anjo frito( na frigideiracom um fio de azeite)
– sal a gosto

– 1/2 xícara (chá) de ervilha fresca
– tiras de pimentão (verde e vermelho) para decorar
– 10 unidades de azeitona preta
– 4 Camarões graúdo para decorar
– salsinha picada a gosto

Modo de Preparo:
1 – Numa frigideira em fogo médio doure em 6 colheres (sopa) deazeite, 1kg de frango cortado á passarinho. Junte 4 dentes dealho picados grosseiramente, 2 cebolas grandes picadasgrosseiramente, 1 pimentão de cada ( verde, amarelo e vermelho )picado grosseiramente, 1 pimenta dedo de moça sem semente picada e refogue por +/- 20 minutos ou até que os legumes comecem acaramelizar.

2 – Acrescente 1 envelope de pó próprio para paeja (ou açafrão empó), a xícara ( chá ) de vinho branco seco , deixe evaporar oálcool e coloque 2 litros de caldo de frango(2 tabletes de caldode frango dissolvido em 1 1/2 litros de água). Tampe afrigideira e cozinhe por aproximadamente 25 minutos em fogobaixo.

Fideuá de frutos do mar:
1- Numa frigideira em fogo médio refogue rapidamente por 2minutos (SEPARADAMENTE) em 6 colheres (sopa) de azeite, 300 g decamarões limpos, 300 g de anel de lula com seus tentáculos,.Reserve.

2 – Na mesma frigideira acrescente 4 dentes de alho picadosgrosseiramente, 2 cebolas grandes picadas grosseiramente, 1pimentão de cada (verde, amarelo e vermelho) picadogrosseiramente, 1 pimenta dedo de moça sem semente picada erefogue em fogo baixo por +/- 20 minutos ou até começar acaramelizar, junte 1 envelope de pó próprio para paeja (ouaçafrão em pó), 300 g de mexilhões, 300 g de filé de peixe decarne firme ( cação, namorado) e 1/2 xícara (chá) de vinho brancoseco e deixe evaporar o álcool.

3 – Acrescente 1 1/2 litros de caldo de frango(2 tabletes decaldo de frango dissolvido em 2 litros de água). Tampe afrigideira e cozinhe por aproximadamente 10 minutos em fogobaixo.

3 – Junte os camarões e lulas refogados ( reservados acima) 300 gde macarrão cabelinho de anjo frito (na frigideira com um fio deazeite), e corrija o sal, se necessário acrescente um pouco maisde caldo de peixe. Distribua a xícara (chá) de ervilha fresca,tiras de pimentão (verde, amarelo e vermelho) para decorar, 10unidades de azeitona preta, os 4 camarões grandes e polvilhesalsinha picada a gosto e cozinhe por 5 minutos com a frigideiratampada .

3 – Junte 500 g de macarrão cabelinho de anjo frito (nafrigideira com um fio de azeite), e corrija o sal, se necessárioacrescente um pouco mais de caldo de frango. Distribua a xícara(chá) de ervilha fresca, tiras de pimentão (verde, amarelo evermelho) para decorar, 10 unidades de azeitona preta, estale 6ovos de codorna, polvilhe salsinha picada a gosto e cozinhe por 5minutos com a frigideira tampada .

Dica:
Fideuá é um tipo de paella preparada com pescado,frutos do mar e macarrão, prato típico marinheiro dacomunidade de Valencia (Espanha). Dizem que ainvenção do Fideuá foi em parte casual.
O cozinheiro de um barco pesqueiro quando preparavaa paella, tinha sempre um grande problema, pois seupatrão por adorar arroz, comia em demasia e quasenão sobrava paella suficiente para os marinheiros epara solucionar esse problema, resolveu trocar oarroz por macarrão, para ver se o patrão comiamenos.
O invento funcionou, porém a fama da receitaespalhou-se pelos restaurantes do porto de Valenciae pouco a pouco se alastrou por toda a redondeza,consagrando-se como um prato característico etradicional da cozinha valenciana.

Tempo de preparo:

Rendimento:

Categorias de Artigos:
Aves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Também ..