Ingredientes:
– 3 ovos
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 2 colheres (sopa) de licor de laranja
– 1 colher (chá) de casca de limão ralada
– 1 e 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
– 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas
Modo de Preparo:
Numa batedeira, bata os ovos até espumarem. Ainda batendo, junteóleo, licor de laranja e casca de limão ralada. Retire a massa dabatedeira, acrescente farinha de trigo e misture bem.
Numa superfície lisa coloque a massa e faça rolinhos. Com oauxílio de uma faca corte pequenos “nhoques”. Enrole cada um comouma bolinha.
Numa panela com óleo quente (160ºC a 170ºC) frite as bolinhas atédourar. Escorra-as em papel toalha.
Faça a calda de mel e misture as bolinhas fritas e reservadas.
Numa fôrma redonda (18 cm de diâmetro X 6,5 cm de altura) comfundo removível, untada com margarina, distribua 1/2 xícara (chá)de frutas cristalizadas (no fundo) e coloque as bolinhasmisturadas com a calda, apertando bem nas bordas e fundo dafôrma. Deixe esfriar fora da geladeira completamente edesinforme.
Ingredientes para a calda de mel:
– 1 1/3 de xícara (chá) de mel
– 2 colheres (sopa) de chocolate em pó Opcional
– 1/2 xícara (chá) frutas cristalizadas
Modo de preparo da calda de mel:
Numa panela em fogo médio coloque mel e leve ao fogo até ficar emponto de bala. Adicione chocolate em pó e frutas cristalizadas emisture.
Tradição: este doce da região central da Itália é servidonormalmente no natal e foi inspirado nas ruas de Nápoles. Apresença de mel indica que se trata de uma receita muito antiga.
Curiosidades: Struffoli é a cicerchiata do sul da Itália.Aparentemente, o doce parece o mesmo, mas a receita contémingredientes bem distintos. Na decoração, usam-se confeitoscoloridos (cannulilli e diavulilli), para resgatar a alegria e ofolclore deste povo.
Dica:
– Para saber o ponto certo de bala, tire um pouco dacalda da panela e despeje em uma vasilha com águafria. Depois, aperte. Ela deve estar firme.
– Esta receita pode ser feita substituindo asbolinhas fritas por pipoca (1/2 xícara de chá demilho para pipoca).
Tempo de preparo: 30
min
Rendimento: 8 porções




