Ingredientes:
– 250 g de açúcar cristal
– 1 colher (sobremesa rasa) de banha de porco
– 2 colheres (sobremesa rasa) de manteiga
– 1 xícara (chá) de creme de leite fresco
– 1 ovo inteiro
– 1 colher (sopa) cheia de cravo torrado na frigideira por+/- 2 minutos
– 1 colher (sobremesa rasa) de bicarbonato
– 1 colher (sobremesa rasa) de fermento em pó
– 500 g coalhada seca
– 175 g de farinha de trigo
– 500 g de fubá
– folhas de bananeira lavadas e cortadas em quadrados (15 cmX 15 cm) para enrolar (ou cortadas em círculos)
Modo de Preparo:
Numa tigela coloque açúcar cristal, banha de porco, manteiga,creme de leite fresco, ovo, cravo torrado na frigideira por +/- 2minutos, bicarbonato, fermento em pó, coalhada seca e misturebem. Junte aos poucos farinha de trigo e fubá fino. Incorporebem.
Coloque pequenas porções da massa nos quadrados de folhas debananeira (15 cm X 15 cm), enrole e disponha numa assadeira (ouapenas coloque pequenas porções da massa nos círculos de folha debananeira) e leve ao forno a 250ºC por 20 a 25 minutos.
Pau-a-Pique é uma técnica construtiva antiga que consistia noentrelaçamento de madeiras verticais fixadas no solo, com vigashorizontais, geralmente de bambu amarradas entre si por cipós,dando origem a um grande painel perfurado que, após ter os vãospreenchidos com barro, transformava-se em parede. Podia receberacabamento alisado ou não, permanecendo rústica.
Dica:
Dica da Ana: Substitua a folha de bananeira por umaxícara de chá e use-a como fôrma. Basta besuntar ointerior da xícara com um pouco da massa e depoisenfarinhar. Despeje a massa até a metade da xícara,sacuda um pouco e leve para assar.
Tempo de preparo: 30
min
Rendimento: + de 10 porções