Ingredientes:
-2 xícaras de feijão de corda
-2 xícaras de arroz tipo agulhinha
-1 xícara de queijo de coalho novo (do Nordeste)
-3 colheres de sopa de manteiga da terra (de garrafa)
-1 colher de sopa de alho picado
-1 cebola média picada
-2 colheres de cheiro verde (coentro e cebolinha)
-sal a gosto
-5 xícaras de água
Modo de Preparo:
Refogar, na panela de pressão, com a manteiga da terra, a cebolae o alho até dourar, adicionar o feijão e refogar mais um pouco.
Colocar 2 xícras de água e o sal, tampar a panela de pressão.
Deixar o feijão por 30 minutos (contar o tempo após iniciar apressão). Após este tempo, colocar o arroz e o restante da água,cozinhar por 8 minutos (após iniciar a pressão).
Destampar a panela e mexer bastante para ligar. Apagar o fogo eadicionar o queijo e o cheiro-verde, mexer mais um pouco. Servirquente.
Dica:
Esta é a receita original do baião de dois. Assistihoje ao programa e vi duas receittas de baião dedois adaptdas e logo percebi que não eram ooriginal, e achei que esta receita deveria serdivulgada para que as pessoas provem o baiõ que éfeito no Nordeste.
Sou cearense de Fortaleza e moro em Piracicaba-SP, ecomo todos os dias esta receita de baião de dois,adiciono apnas um pouco de creme de leite que já éuma adptação.
O verdadeiro baião de dois tem que ter bastntequeijo de coalho e ficar bem ligado, para isso ofeijão e o arroz devem fcar bem cozidos, o arrozprecisa ser o tipo agulhinha e o feijão o de corda.
Coloquei que o queijo precisa ser do Nordeste porqueo queijo que se compra aqui em Piracicaba é duro emuito salgado.
Tempo de preparo: 50
min
Rendimento: 4 porções