Lagarto Recheado

  • outubro 28, 2013
  • Curtidas

Ingredientes:
Lagarto (Carne Bovina) Recheado:

-1 peça de lagarto 1 a 1,5 kg

Para a marinada:

-750ml de vinho branco seco
-150ml de azeite
-3 colheres (sopa) de alho picado
-2 cebolas médias cortada em cubos
-3 colheres (sopa) de manjericão fresco
-1/2 colher (sopa) de alecrim
-2 colheres (sopa) de sálvia picada
-5 folhas de louro
-1 colher de sopa de cebolinha e cheiro verdes picadosfinos
-sal a gosto
-pimenta do reino em grãos a gosto
-suco de dois limões

Para o recheio:

-500 gramas de farinha de mandioca fina
-1 cebola media picada
-2 colheres de sopa de alho picado
-2 lingüiças defumadas finas cortadas em rodelas (Suínas ouBovinas)
-1 colher de azeitonas picada
-1 colher de alcaparras picada
-1 tablete de tempero pronto de carne bovina
-sal e pimenta do reino em pó a gosto

Modo de Preparo:
Para a marinada:

Adicione no liquidificador a cebola, alho, o suco dos limões,azeite, manjericão, alecrim, o sal e o vinho branco e bata atéficar um mistura uniforme. Adicione a salvia, o louro, os grãosde pimenta do reino, a cebolinha, o cheiro verde.

Coloque a peça de lagarto já limpa, porém inteira dentro de umsaco de plástico transparente grande (5 litros) e despeje amarinada dentro, tire o Maximo de ar do interior do saco e amarrea boca deste para não vazar e o coloque na geladeira pelo menosuma noite inteira para marinar.
Não faça furos na carne para não romper as fibras.

Para o recheio:

No mesmo dia que fez a marinada. Dissolva o tablete de tempero em400 ml de água quente e deixe esfriar. Frite em um pouco deazeite ou óleo de canola as lingüiças em rodelas, tire-as quandofritas e as coloque em um prato.

Use o óleo da fritura e frite a cebola, o alho até dourar,adicione azeitonas, alcaparras e deixe fritar um pouco adicioneas lingüiças.

Coloque aos poucos a farinha e com uma colher misture osingredientes para não queimar e ponha sal e pimenta do reino agosto
Tire do fogo e deixe esfriar.

Para dar forma ao recheio do lagarto:

Desenrole encima de uma superfície plana 40 cm de rolo de filmeplástico para verduras. Despeje a farofa já fria em cima deste eespalhe em uma coluna acompanhando o centro do filme, deixe umafolga de 5 cm em cada ponta para dobrar no final.

Adicione aos poucos com uma colher o caldo do tablete dissolvidopara conseguir uma consistência úmida a farofa, mas sem empapar.

Passe o filme por cima da farofa já úmida e aperte dando umaforma de cilindro de 3 cm de diâmetro com o comprimento menor quea peça de carne.
Com a farofa já apertada dentro do filme na forma rocambole dobreas pontas e a coloque dentro do congelador ou freezer para ficartotalmente duro, como um sorvete.

Rechear e Assar a Carne:

Retire a carne marinada de dentro do saco separando o caldo dedentro do saco para usar mais tarde. Coloque em uma formaretangular de cerâmica ou pirex maior que a peça de carne e com 3ou 4 cm de borda, não use forma metálica, devido à acidez damarinada vai atacar o metal podendo passar sabor metálico àcarne e estragar o prato totalmente.

Usando uma faca de corpo longo penetre centro da carne em todo ocomprimento da peça, caso não possua uma faca no tamanho podeusar uma faca para abrir o corte e usar um espeto de churrascolargo para atravessar o comprimento da carne.

Não pode haver cortes nas laterais da peça com o risco da carnearrebentar quando for ao forno ao assar. Retire do congelador otarugo de farofa, tire o filme que deu forma e protegeu o recheioda umidade e empurre para dentro da peça de lagarto (comprimento)pelo corte feito anteriormente, com atenção de não arrebentar asfibras e dar a forma de um rocambole de carne.

Caso sobre alguma parte do recheio fora da peça corte com umafaca serrilhada e feche o corte costurando com uma linha dealgodão ou palitos de madeira longos. Cubra a carne que já estana forma de vidro ou cerâmica refrataria com o caldo da marinadae leve ao forno pré-aquecido para assar.

Tenha a sua atenção de virar a peça quando já estiver dourando deum dos lados e despejando o caldo quenter da marinada sobre acarne com uma colher longa evitando se queimar. Deixe assar olado virado até dourar e secar o caldo.

Leve a mesa e faça cortes transversais com uma faca afiada nãoserrilhada para que o recheio não se desmanche.

Bom apetite!

Dica:

Tempo de preparo: 12h00min

Rendimento: 6 porções

Categorias de Artigos:
Carnes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Também ..